Páginas

Literatura: Os Sertões de Euclides da Cunha

Hoje vou aproveitar que estou fazendo um trabalho da escola para falar sobre a obra de Euclides da Cunha: Os Sertões.








Os Sertões trata-se do relato do autor sobre a Guerra dos Canudos da qual foi correspondendo pelo jornal Estadão de S. Paulo.

A Guerra dos Canudos aconteceu no sertão aonde o beato Antônio Conselheiro pregoou seus ideais sobre a Monarquia, contra a República assim reunindo vários sertanejos no arraial de Canudos para que lutassem pelo que achavam certo. O governo da Bahia tentou combater os seguidores de Conselheiro, mas vendo que seria impossível, pediu ajuda para o governo do Rio de Janeiro que mandou uma parte dos combatentes para que interrompe-se os rebeldes. Mesmo com todo o aparato de combate foram necessárias três tentativas até que conseguissem extinguir os rebeldes sertanejos e Antônio Conselheiro.

Toda essa revolta pelo desprestigio e esquecimento do povo do Sertão foi contado por Cunha em sua obra lançada em 1902 e até hoje é considerada uma grande obra da literatura brasileira.

2 comentários

  1. Nunca vi esse livro, mas parece ser meio tédio! rsrsrs boa sorte com o trabalho,bjs

    ResponderExcluir
  2. Desculpa, mas acho que não leria esse livro (apesar de saber que os clássicos são muito bons e gostar de estudar Canudos), mas é que o tipo do livro não me interessou.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir

Comente! Adoraria saber sua opinião =p